PRODUTOS E SERVIÇOS

Com linhas de produção automáticas avançadas de alta precisão,
unidades de fábrica UBC para fabricação inteligente.

INDÚSTRIA

Mineroduto

O mineroduto é uma alternativa de transporte que tem custo significantemente menor que o ferroviário e serve para transportar polpa de minério, misturado a um fluído portador como a água por exemplo.

O material é impulsionado através de tubulações por longas distancias, normalmente por algumas centenas de quilômetros, através de bombas especiais de grande porte.

Estas bombas utilizam rolamentos bastante específicos, e que são fabricados especialmente para atender às necessidades da aplicação.

Estes rolamentos devem suportar o trabalho ininterrupto, oferecendo a maior disponibilidade possível do equipamento, sob altas cargas, contaminação e umidade, por dezenas de milhares de horas de vida útil

Britadores

Os britadores são os equipamentos responsáveis na redução de grandes blocos de rochas extraídas das minas, em tamanhos menores e manuseáveis, facilitando o transporte ou possibilitando a seqüência de beneficiamento. Geralmente este trabalho é executado em estágios: primário, secundário e terciário.

Os britadores são construídos em diferentes tipos: de mandíbulas, giratório, de impacto horizontal ou vertical e de cone.

As cargas de choque são bastante altas neste tipo de equipamento, onde sempre existe a presença de contaminações sólidas e umidade. Dependendo do tipo construtivo do britador, podemos ter cargas excêntricas e altíssimas cargas radiais, axiais ou a combinação de ambas.

O rolamento autocompensador de rolos, que possui uma construção robusta, é o tipo construtivo mais utilizado nestes equipamentos. 

Já para posições sujeitas a altas cargas axiais são geralmente utilizados rolamentos axiais autocompensadores de rolos esféricos, rolamentos axiais de rolos cilíndricos ou rolamentos axiais de rolos cônicos, na maioria das vezes construídos com projetos específicos ou especiais. 

Equipamentos Vibratórios

Peneiras vibratórias, utilizadas no peneiramento de material em seleção granulométrica, e outros equipamentos submetidos a forças vibratórias, tais como compactadores e picadores, estão entre as mais severas aplicações de rolamentos encontradas em equipamentos industriais.

Os rolamentos aplicados nos acionamentos excitadores destes equipamentos devem suportar altas cargas e rotações, acelerações e forças centrifugas. Freqüentemente existem condições ambientais adversas como contaminações sólidas e umidade, além disto, sob condições desfavoráveis, acelerações axiais devem ser acomodadas também.

Uma série de rolamentos autocompensadores de rolos foi especialmente desenvolvido para trabalhar nestes equipamentos vibratórios, nestas condições de operações adversas, provando sua importância nas aplicações em campo.

Estes rolamentos autocompensadores de rolos, com designação especifica para aplicação em equipamentos vibratórios, possuem a tolerância do diâmetro externo numa faixa diferente dos rolamentos standard, para proporcionar um ajuste de montagem especifico, folga radial, geralmente dentro da classe C4, para acomodar as dilatações térmicas devido aos aumentos de temperatura que ocorrem no rolamento durante o trabalho e gaiola robusta, de latão ou aço, geralmente guiada pelo anel externo, para suportar as forças atuantes, proveniente de todas as direções.

Transportadores de Correia

O transportador de correia é um tipo de equipamento para transferir material continuamente. É empregado no manuseio de diversos tipos de materiais,  podendo fazer parte de um sistema automatizado de beneficiamento ou simples transporte dos materiais. Na mineração, os transportadores de correia podem ser utilizados nas áreas de extração, beneficiamento, estocagem e embarque de minérios. Mais especificamente, os transportadores de correia podem ser utilizados na britagem primária, na interligação da britagem primária com as secundárias e terciárias e nas plantas de beneficiamento.

Os roletes, que são os elementos de sustentação da correia, divididos basicamente em transportadores, auto alinhadores e limpadores, são montados comumente com rolamentos fixos de esferas, com blindagem em ambos os lados, com a finalidade de conter a entrada de contaminação e a saída da graxa.

Os tambores ou polias, que se encontram nas extremidades do equipamento, sendo o acionamento e o retorno, e em muitos casos em regiões intermediarias, sendo o sistema esticador, utilizam comumente rolamentos autocompensadores de rolos, mas para que a boa funcionalidade e durabilidade esperada dos rolamentos sejam atingidas, é imperiosa a necessidade de vedações adequadas nos mancais, a fim de proteger os rolamentos da contaminação e umidade que normalmente ocorrem nesta aplicação.

PRODUTOS E SERVIÇOS

PRODUTOS E SERVIÇOS

Com linhas de produção automáticas avançadas de alta precisão,
unidades de fábrica UBC para fabricação inteligente.

Papel & Celulose

A UBC ROLAMENTOS DO BRASIL dispõe de uma gama completa de rolamentos e acessórios para atendimento ao segmento de papel e celulose, produzidos pelos maiores fabricantes mundiais, reconhecidos pela vanguarda tecnológica que possuem. São rolamentos que integram todas as grandes famílias de tipos construtivos, com rolamentos da linha Standard, de concepção otimizada, para as mais diversas aplicações industriais, bem como rolamentos adaptados às aplicações que exigem necessidades especificas deste segmento industrial, permitindo assim trazer uma resposta a cada uma delas, com um alto nível de qualidade e design, que se traduz em desempenho e durabilidade superior.

Celulose Preparação

Desde a madeira em troncos, até a transformação
em massa fibrosa, há a necessidade do uso de vários
equipamentos: transportadores, descascadores,
picadores, peneiradores, digestores, planta química,
refinadores, etc., e os rolamentos são componentes
essenciais ao funcionamento dos mesmos. Rolamentos
de rolos cilíndricos, de rolos cônicos, fixo de esferas,
contato angular de esferas, autocompensadores de
rolos e esferas são largamente utilizados. Os rolamentos
devem acomodar condições bastante adversas quanto à
contaminação, por água, produtos químicos e partículas
sólidas e altas cargas.

Máquina de Fabricação de
Papel Seção Formadora

A formação do papel começa na caixa de entrada,
responsável pela regularidade da repartição da pasta
pela tela. É uma área bastante critica da máquina de
papel, já que é aí determinada a qualidade e estrutura
do papel. A tela, que suporta, transporta e faz o dreno
inicial é acionada por rolos cabeceira, rolos de acionamento,
rolos guias e rolos tensionadores. São utilizados rolamentos
autocompensadores de rolos, fixos de esferas, rolos
cônicos e rolos cilíndricos. Estes rolamentos estão sujeitos
a desalinhamentos e expansão axial do eixo, bem como
expostos a grande a quantidade de água existente no
processo, gerando problemas relacionados à corrosão e
contaminação da lubrificação, assim os rolamentos
precisam acomodar isso.

PRODUTOS E SERVIÇOS

PRODUTOS E SERVIÇOS

Com linhas de produção automáticas avançadas de alta precisão,
unidades de fábrica UBC para fabricação inteligente.

mINERAÇÃO

A UBC dispõe de uma gama completa de rolamentos e acessórios para atendimento ao segmento de Mineração, produzidos pelos maiores fabricantes mundiais, reconhecidos pela vanguarda tecnológica que possuem. São rolamentos que integram todas as grandes famílias de tipos construtivos, com rolamentos da linha Standard, de concepção otimizada, para as mais diversas aplicações industriais, bem como rolamentos adaptados às aplicações que exigem necessidades especificas deste segmento industrial, permitindo assim trazer uma resposta a cada uma delas, com um alto nível de qualidade e design, que se traduz em desempenho e durabilidade superior.

siderurgia & metalurgia

A UBC dispõe de uma gama completa de rolamentos e acessórios para atendimento ao segmento Siderúrgico / Metalúrgico, produzidos pelos maiores fabricantes mundiais, reconhecidos pela vanguarda tecnológica que possuem.

São rolamentos que integram todas as grandes famílias de tipos construtivos, com rolamentos da linha Standard, de concepção otimizada, para as mais diversas aplicações industriais, bem como rolamentos adaptados às aplicações que exigem necessidades especificas deste segmento industrial, permitindo assim trazer uma resposta a cada uma delas, com um alto nível de qualidade, que se traduz  em desempenho e durabilidade superior.

Convertedores

Quando cheios, os Convertedores pesam centenas de toneladas.
Estas cargas resultantes devem ser acomodadas pelos rolamentos,
que operam em movimentos oscilantes lentos, assim devem
principalmente estar aptos à suportar cargas estáticas altas, bem
como cargas de choque, que ocorrem diariamente.

Os rolamentos devem também serem capazes de compensar
desalinhamentos e flexões, além disto, as grandes variações
de comprimentos por expansão e contração, causadas pelas
variações de temperatura, também devem ser acomodadas.

Rolamentos autocompensadores de rolos bipartidos são
preferencialmente utilizados no lado acionamento, facilitando
sua troca, sem a necessidade da desmontagem da unidade
de acionamento.

Lingotamento Contínuo

Neste processo essencial, o aço
é continuamente vazado através de um molde
para a formação do lingote. Durante o resfriamento,
o lingote é vagarosamente transportado e suportado
por rolos rotativos.
Os conjuntos de rolamentos destes rolos devem
trabalhar com confiabilidade, sob altas cargas,
em altas temperaturas e em áreas sujeitas à
spray d’água.
Estes rolamentos devem ser concebidos
para suportar tais condições operacionais.
São rolamentos autocompensadores de
rolos e rolos cilíndricos, nas versões
aberta ou vedada, bem como mancais com
circulação d’água para resfriamento.
Rolamentos autocompensadores de rolos
aplicados em equipamentos de lingotamento
contínuo requerem generosas quantidades
de graxa. A experiência prática tem
mostrado que estes rolamentos na versão
com vedação oferecem uma ótima opção
na relação custo x beneficio, bem como
uma amigável condição ao meio ambiente,
já que, comparado à um rolamento não
vedado, o volume de graxa usado pode ser reduzido em até 80%.

Hot rolling

A laminação à quente ocorre sobre a temperatura
de recristalização do material laminado. Dependendo
do produto, uma distinção é feita entre placa,
tiras à quente, perfilado, vergalhão e fio.
A aptidão para rigidez em cargas de choque em
laminadores possibilita o uso de rolamentos de rolos
cônicos de quarto carreiras e rolamentos de rolos
cilíndricos de múltiplas carreiras.
O tipo construtivo dos rolamentos para carga axial
depende da aplicação: rolamentos de esferas de
contato angular em rolos com alta rotação sob
baixa carga axial, rolamentos de rolos cônicos de
dupla carreira e rolamentos axiais autocompensadores
de rolos esféricos em posições sujeitas a altas
cargas axiais.

Laminação à Frio

No processo de laminação à frio, a tira é
geralmente laminada sem aquecimento anterior.
Em comparação com o processo de laminação
à quente, a precisão dimensional é mais alta e
uma melhor qualidade da superfície, bem como
uma menor espessura da chapa são alcançados.
Rolamentos de quarto carreiras de rolos cilíndricos
atendem as altas demandas exigidas com precisão,
até mesmo em linhas de laminação de alumínio de
altas velocidades.
Em laminadores multi rolos, para dificultar flexões de
rolos, rolamentos de rolos cilíndricos são usados
como sistemas de rolo de apoio, que assegura uma
medida de folha uniforme e qualidade de superfície
sob cargas muito altas.

error: Conteúdo protegido!!